terça-feira, 21 de setembro de 2010

EDINARDO FILGUEIRAS E ROSEANA

Há muito tempo não publico nada. Mas, é irresistível ver uma das maiores contradições políticas que já vi em minha vida e ficar calado, inerte. O ostracismo político de Edinardo Filgueiras talvez tenha tido a mesma finalidade de um casulo, porém com efeito contrário, bizarro: Não se trata de uma lagarta virando uma borboleta, mas de uma borboleta transformada em lagarto. Espanto? Não! Consegui acompanhar relativamente o processo “metamorfósico” do “camarada”. Dei um tempo para tentar entender e não foi possível e o que me aparece agora é algo muito comum em qualquer relação de troca: é a imagem de um líder em fase degenerativa em busca da efetivação da profissionalização política. Isto é nocivo quando se perde o pudor e sem nenhum constrangimento esboça felicidade na constatação da perspectiva pessoal. Isso mesmo, perspectiva pessoal uma vez que contraria o conceito aristotélico de que a tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Não venham me dizer que a aliança de Edinardo com Roseana é a garantia da felicidade coletiva. Isso pra mim é um fato novo, portanto permitam minha acidez por favor! De fato, o homem é um animal político e necessita conviver em sociedade, no entanto, isso não permite à prerrogativa de entrar na balburdia política da busca da felicidade individual se sobrepujando à história política construída nos movimentos sociais. Olho essa foto lembrando inevitavelmente de uma outra em que o “companheiro” estava em cima de um carro de som liderando atividades da Pastoral da Juventude. Lembro do Movimento Estudantil. Lembro que choramos juntos quando perdemos a eleição em 2004 pro grupo Sarney. Olho essa foto agora mais convicto que temos que lutar contra esse paquiderme que é a família Sarney. Registro minha tristeza de ver a traição com o discurso e com todos que compartilharam juntos de um mesmo sonho. Mas digo que pior que isso é a traição com o povo maranhense que tanto precisa de nossa militância e sinceridade na luta.

Insistindo em Aristóteles, “O homem que não necessita de viver em sociedade, ou é um Deus ou uma Besta”.

Edinardo necessita viver em sociedade, mas não é um Deus...

8 comentários:

Carlos Leen Santiago disse...

#ForaRoseanaSarney – Por um Maranhão livre e sem oligarquia – Conclamamos o povo a votar em qualquer um dos outros candidatos, mas NELA NÂO!
Ato público em defesa da democracia é nesta sexta!
Dia 24 de setembro, as 16:00, saída da Praça de Fátima.
mai detalhes: http://carlosleen.blogspot.com/

Anônimo disse...

É lamentável ver a falta de caráter de alguns políticos de imperatriz, mas tenho esperança na derrota da Oligarquia "Rosengana" Sarney e no troco dos eleitores de Imperatriz em 2012 a esses mercenários (vereadores e edinardos).

Marcelo lira

Isnande Barros disse...

Confesso que fiquei espantado quando vi o amigo Ednardo Filgueiras no ato favorável à candidata do Grupo Sarney. Foi um tapa na cara. Eu continuo acreditando nas pessoas.
Abraço, Davison.

Anônimo disse...

Não posso avaliar a situação apenas por ver a foto, mas é entristecedor a oscilação ideológica que vive o companheiro em questão. Tal condição só é admissível em situação de miséria absoluta, "miséria" no sentido pleno da palavra, porque é na miséria que negamos a nós mesmos (Fiódor Dostoiévski), nossos valores morais e éticos. Não existe moral na miséria, só existe a subsistência, o fisiologismo para manter-se em pé. Não é o caso do camarada em questão, ele não vive em situação de miséria. Caro companheiro não jogue parte de sua vida política no lixo, a sua expressividade política foi-lhe dada por pessoas que acreditavam num projeto político alternativo.(vilmar dantas)

Ceile disse...

...E de que adianta lutarmos, se os 'bons' e maus dão-se as mãossempre???

Lavamos as mãos na mansa água do comodismo ou deixamos ferver a essência latente dos que acreditam 'ainda'em dias menos piores?

...O jugo continua na minha querida e nostálgica 'Terra das Palmeiras'.

Marden Ramalho, de São Luís MA disse...

é, meu caro davison, o PCdoB deve ser depurado imediatamente.
projetos eleitorais é que sãom responsáveis pela acomodação de gente assim nos partidos sérios.

abração

http://domardenramalho.blogspot.com

José María Souza Costa disse...

Eu vim lhe convidar a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles.Estaremos gratos esperando aqui
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Indio de Açailândia disse...

Vergonhoso isto é muito vergonhoso!