terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Governo do Maranhão promove campanha de combate a violência contra as mulheres no carnaval de todos nós

Com o objetivo de sensibilizar a população em geral sobre a importância de prevenir e denunciar todas as formas de violência e violação dos direitos das mulheres, durante o período de carnaval, de grande movimentação cultural e turística nos municípios maranhenses, o Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, promove a Campanha PIERROT SÓ BEIJA COLOMBINA SE ELA QUISER... (Nome dado em alusão aos personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI, inspiração dos enredos das festas carnavalescas). 
A Campanha tem como metodologia a distribuição de materiais gráficos educativos em pontos estratégicos. E digitais para uma ampla plataforma das redes sociais, baseados na orientação a sociedade sobre as diversas formas de violência contra a mulher, além de disponibilizar vários números de telefones para denúncias uma vez que, infelizmente, as mulheres são vítimas de violência que variam desde agressões físicas, psicológicas, morais, sexuais, dentre outras.


Aqui em Imperatriz, Eu e o Prof. Adonilson Lima, Superintende de Articulação Política do Governo do Estado, visitamos hoje o Viva do Shopping Imperial. Na ocasião, intensificamos a campanha com a distribuição do material gráfico necessário para conscientização e, sobretudo a partir de um franco diálogo com este importante segmento, fortalecemos o nosso compromisso de fiscalizadores a qualquer ato que venha ameaçar a integridade das mulheres maranhenses.

Tendo em vista a relevância dessa causa, continuaremos em visitas aos espaços de interesse público e de prática da cidadania em Imperatriz estendendo ao maior número possível de multiplicadores, disponibilizando materiais gráficos e maiores informações (mensagem ao blog lado de cá) sobre essa imprescindível campanha.
Disque e denuncie


Respeitar as Mulheres é Lei!!!

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Governo deve concluir primeira etapa da Obra de revitalização da Beira Rio em julho deste ano

A revitalização da Beira-Rio é um sonho antigo dos moradores de Imperatriz. O local é um dos cartões postais de Imperatriz e o histórico marcado pelo descaso está prestes a terminar. O Governo do Estado por meio da secretaria de estado da Infraestrutura deve concluir até julho de 2017 a primeira etapa da reforma, uma das partes mais importantes da obra: a contenção das erosões, que ameaçava parte significativa da estrutura existente da avenida e também a segurança dos moradores.
O investimento é de R$ 3,1 milhões, só nesta fase. “O governo tem intensificação a revitalização e construção de espaços de lazer e cultura fortalecendo a vivência entre as pessoas e a melhoria da qualidade de vida da população. Entregamos praças em Timon, Parnarama, Matões, São Luís, além de outros locais e agora chegou a vez de Imperatriz ser contemplada com a revitalização da principal área de lazer da cidade”, destacou o secretário de estado da Infraestrutura Clayton Noleto.
Construída em 1994, a avenida Beira-rio é um dos principais pontos de lazer – onde são realizados os principais eventos públicos da cidade. É também uma das alternativas preferidas para a prática de exercícios físicos. Porém, antes dessa, nenhuma grande reforma foi realizada. “Trabalho aqui há 18 anos, mas frequento há mais tempo. A única obra que vi foi a reforma desse calçadão”, conta o autônomo Edizio Dantas. Ele vende comida todos os dias no local e disse que está contente em ver os serviços acontecendo. “Um espaço melhor, atrai mais renda. Um negócio desse só vai melhorar a nossa vida”, avalia.
Com a revitalização, a Beira-Rio vai ganhar novos espaços, como sequência de espaços de contemplação composto por praças e jardins descortinados; no centro, haverá a Praça do Sol; estacionamento com mais de 400 vagas; espaço para feiras populares; espaço de lazer infantil e uma passarela na lagoa. Haverá também um espaço de apoio, destinado aos sanitários públicos, administração local, posto policial e posto de primeiros socorros.
Toda a iluminação da avenida será modificada. Haverá quatro tipos: Totem de marcação – com nove metros de altura, demarcam o ritmo ao longo do percurso, iluminação cênica – no rio, vegetação, portais de entrada, iluminação das pistas de caminhada e iluminação estacionamentos e passagens de pedestre.
A dona de casa Maria José Ferraz revela que está contando os dias para ver os netinhos brincando no novo espaço. “Tudo que vem para melhorar, a gente só tem a agradecer. Vamos ter aqui uma área linda, vai valorizar nossas casas, nossa vista e nossos netos vão ter um local bacana para brincar”.

Fonte: Janaína Amorim

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Dep. Marco Aurélio lança informativo destacando as principais ações nos 2 anos de mandato.

Marco Aurélio lançou um informativo contendo uma síntese das diversas ações dos seus 2 anos de mandato. Com forte atuação na região tocantina, o Deputado se destaca por manter constantemente uma agenda popular e positiva baseada no diálogo com as comunidades, com os segmentos representativos da sociedade e na destinação de emendas parlamentares que atendam demandas estratégicas da Saúde, Infraestrutura e principalmente Educação.

Uma recente conquista para Imperatriz, por exemplo, foi a inauguração do Centro de Ensino Amaral Raposo no Parque Alvorada, um sonho antigo da comunidade e fruto de uma emenda de quase 1 milhão de reais destinada para sua construção. “Foi uma importante iniciativa que envolveu a Prefeitura Municipal a Câmara de Vereadores, a sensibilidade do Governador Flávio Dino, do esforço do Secretário de Educação, Felipe Camarão e do Secretário da Infraestrutura do Estado, Clayton Noleto”, afirmou.


Um outro destaque é o Vale-Livro, emenda de 200 mil destinada para jovens estudantes na aquisição de livros da 14ª edição do Salão do Livro de Imperatriz.

Na UEMASUL, além de ter sido um grande defensor de sua criação, destinou emenda parlamentar no valor de 1 milhão de reais para a compra de livros e computadores para biblioteca e laboratórios da mais nova Universidade do Brasil.

Após articulação com o Governo do Estado e Prefeitura de Imperatriz, foram destinados 1.150.000,00 (um milhão, cento e cinquenta mil) de emendas para aquisição de equipamentos e ajuda no custeio para o funcionamento da UPA do São José, um bairro com enorme carência no atendimento de saúde.

O informativo destaca também uma séries de outras atuações como a Emenda para a reforma da Escola Nova Vitória em Imperatriz, a construção de uma unidade do Viva em Amarante, a luta pela água em Davinópolis e Buritirana, dentre outras em execução e tramitação.

Está de parabéns o Deputado pelo Portfólio de ações que valorizam e põe como centro de prioridades as pessoas de Imperatriz e Região.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Construção de novo campus da UemaSul deve começar em março


A data do início da construção do novo prédio da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) foi definida em reunião na última quinta-feira (16), entre o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, a empresa responsável pelas obras e a equipe técnica da Sinfra. O novo campus da universidade está orçado em R$ 11,4 milhões e será construído no terreno doado pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). O começo das obras está previsto para março.

Um termo de cooperação técnica permitirá que a Sinfra faça o acompanhamento e a fiscalização das obras do novo prédio da instituição. ”Esta é a colaboração da secretaria para o fortalecimento e a efetivação da mais nova universidade do Brasil, um sonho aguardado há muito tempo pela Região Tocantina que se tornou realidade com a sensibilidade do Governador Flávio Dino e o compromisso com a educação”, frisou Clayton Noleto.

Reforma Uemasul

Antes do início da construção do novo campus, os serviços de reforma da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) devem ser concluídos. Iniciada este ano, a parte mais emergencial já será entregue até o começo do ano letivo.
“O anexo mais novo da universidade, demorou mais de seis anos para ser entregue. Agora a gente vê uma obra dessas, que é quase uma reconstrução, sendo feita em noventa dias”, enfatizou o vice-reitor, Expedito Barroso.
Está sendo recuperada a parte elétrica, hidráulica, piso, forro, revestimentos de parede, melhoramento da fachada e das áreas de vivência. Está em construção também um laboratório de informática e um setor de gestão de materiais.
Para a estudante Jayne Silva, a parte mais importante da obra é a reforma dos laboratórios. “A maior parte dos nossos laboratórios estavam sem condições de uso. A comunidade acadêmica lutou por um espaço melhor e estamos sendo atendidos”, avaliou.
Segundo o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, a iniciativa mostra a preocupação do Governo Flávio Dino com a educação e com a valorização do conhecimento regional. “Os acadêmicos já iniciarão o ano letivo com uma universidade de cara nova e pronta para receber os estudantes com respeito e as condições que os estudantes tanto aguardavam e agora estão sendo contemplados”, concluiu Noleto.

Fonte: ASCON 

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Marco Aurélio cria frente parlamentar em defesa da bonificação no ENEM para estudantes oriundos de escolas maranhenses


Requerimento de criação da frente parlamentar
Mais uma vez, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), usou a tribuna da assembleia legislativa do Maranhão, para destacar a luta em defesa da bonificação nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, para os alunos oriundos de escolas maranhenses no ingresso dos principais cursos da Universidade Federal do Maranhão. Segundo o parlamentar, grande parte dos principais cursos da UFMA, como medicina, acabam sendo ocupado por estudantes de outros estados, que ao final do curso retornam para seus estados de origem e desfalcam os campos profissionais maranhenses.

A busca por esse instrumento de justiça social teve início ainda em 2015, quando com o então reitor, Prof Natalino Salgado, foram discutidas formas de implementar o sistema de bonificação, dando mais oportunidades para os alunos do Maranhão, como já ocorre nas Universidades Federais do Pará, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, na Universidade Federal do Pernambuco, entre outras.

"O objetivo principal de um curso de medicina é de fato modificar a realidade da saúde naquela região em que ele está instalado. Mas no curso de medicina seja na UFMA de Imperatriz, em Chapadinha, Pinheiro, ou mesmo em São Luís, muitos dos estudantes do nosso Estado acabam ficando de fora. O problema ocorre porque, muitas vezes, os estudantes de outras regiões do país, na primeira oportunidade, evadem do curso, transferindo para suas regiões, deixando a vaga ociosa. Mais ainda, com grande possibilidade daqueles que se formarem, não fixarem residência na região em que são ofertados os cursos de medicina da UFMA, deixando o Maranhão e diminuindo nossa mão de obra qualificada." Destacou o deputado ressaltando que não se trata de ferir o Princípio da Isonomia e nem também nos subestimar como povo, mas de defender, acima de tudo, o direito dos estudantes oriundos de escolas maranhenses de entrarem na Universidade Federal. 

A bonificação consiste no acrescimento de 20% no total da nota do aluno oriundo de escola do estado, aumentando assim suas chances diante dos alunos de outros estados. Após reunião com a reitora Nair Portela, ainda em 2016, foram repassados todos os detalhes e a mesma se comprometeu a estudar a viabilidade jurídica e estudar critérios para que a bonificação passasse a valer nos próximos exames. 

Hoje (08), o deputado Marco Aurélio, deu entrada em um requerimento para a criação da frente parlamentar em Defesa da Bonificação nas Notas do ENEM para a Universidade Federal, para contribuir diretamente com os estudantes oriundos de escolas maranhenses. "Essa frente vai atuar diretamente junto à Universidade Federal, junto à sociedade. Vamos buscar reforços sobretudo nos municípios que têm os cursos de Medicina, seja aqui na capital ou também no continente, porque conheço de perto essa realidade de Imperatriz." garantiu o parlamentar.



A frente parlamentar foi aprovada, com o apoio de diversos parlamentares e terá o deputado Marco Aurélio como presidente. O próximo passo é estreitar o diálogo com a universidade e definir os critérios para que essa medida seja aprovada.

Fonte: Blog Prof. Marco Aurélio

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Clayton Noleto vistoria obras em Imperatriz

Sec. Clayton Noleto. (Foto: Brenda Herênio)
O Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, desembarcou nessa terça (07) em Imperatriz para cumprir agenda de vistoria de um conjunto de importantes obras de infraestrutura na cidade, além de acompanhar e anunciar junto ao Presidente da Caema, Davi Telles, o investimento de 20 milhões para a melhoria e ampliação da rede de abastecimento de água.
Logo cedo, o Secretário visitou a obra de reconstrução completa do prédio da UEMASUL e na ocasião afirmou que a execução dos trabalhos está em ritmo bastante acelerado, considerando que "o prazo previsto necessário seria de 180 dias e nós assumimos a responsabilidade de concluir em 90 dias, na metade do prazo" assegurou.

CAEMA

Em seguida, Clayton Noleto acompanhou Davi Telles em vistoria ao início das obras de ampliação da rede de abastecimento de água.
O Governador Flávio Dino autorizou 20 milhões de reais de investimento, sendo que cerca de 12 milhões serão investidos diretamente em rede de distribuição para sanar um déficit histórico de desabastecimento. 

PEDRO NEIVA DE SANTANA

Clayton também visitou a obra de iluminação pública da Avenida Pedro Neiva de Santana. Além de constatar o bom andamento dos trabalhos, o Secretário anunciou a boa nova: "queremos informar a população de Imperatriz e região que nós já fizemos a licitação para instalação dos controles de velocidades. Será a primeira rodovia dessa fase a receber esse importante equipamento", afirmou.

RESIDENCIAL SEBASTIÃO REGIS

Em continuidade a sua agenda, o Secretário e comitiva visitaram a estrada de acesso ao Residencial Sebastião Regis, que está sendo estruturado para abrigar cerca de 5 mil famílias. A estrada antes quase intrafegável recebeu cerca de 3 quilômetros de asfalto e está em fase de conclusão para assegurar a cidadania e mobilidade aos moradores deste bairro.

A Terra do Frei agradece esse conjunto de benefícios que não apenas dinamizam a sua economia, mas sobretudo recebe um olhar muito especial e a altura de nossa gente!